Estudos sobre Ciberjornalismo

Perfil das pesquisas no Mestrado Profissional em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

  • Gessiela Nascimento da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Letícia Holanda de Sousa
  • Roseane Arcanjo Pinheiro

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar o que se tem produzido no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre a temática do ciberjornalismo. De modo inicial, foram selecionados os 10 anos de programa - 2009 a 2019 - no entanto, no site do PPJ constavam apenas de 2015 a 2019. Com isso, foram mapeadas 71 dissertações, na qual somente 18 se enquadraram no critério, que era conter em seu eixo de pesquisa o universo do ciberjornalismo. Para tal, foi utilizada a análise de conteúdo, mediante a perspectiva quantitativa e interpretativa, e notou-se que o ano com maior produção é o de 2016, tendo a metodologia/técnica de pesquisa qualitativa a mais utilizada pelos autores.

Palavras-chave: Jornalismo. Ciberjornalismo. Dissertações. Mestrado Profissional em Jornalismo. UFPB.

Biografia do Autor

Gessiela Nascimento da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP) na mesma instituição.

Letícia Holanda de Sousa

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP) na mesma instituição.

Roseane Arcanjo Pinheiro

Docente do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP) na mesma instituição. 

Publicado
2020-09-30
Como Citar
NASCIMENTO DA SILVA, G.; LETÍCIA HOLANDA DE SOUSA; ROSEANE ARCANJO PINHEIRO. Estudos sobre Ciberjornalismo. Culturas Midiáticas, v. 13, n. 1, p. 35-53, 30 set. 2020.
Seção
Artigos - Mídia e Sociedade