Status da vegetação de caatinga após a implantação das obras de integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional

Autores

  • André dos Santos Souza
  • Reinaldo Farias Paiva de Lucena
  • Manoel Bandeira de Albuquerque
  • Juliano Ricardo Fabricante

Resumo

Objetivou-se neste estudo analisar o estado real da situação que se encontram as obras do PISF, no que se diz respeito às alterações sofridas pela vegetação da caatinga. Cinco transectos aleatórios foram plotados ao lado do canal, e dentro destes foram demarcadas 10 parcelas de 10m x 20m. O levantamento resultou em 3685 indivíduos dos quais 2288 indivíduos foram regenerantes e 1397 adultos, pertencentes a 32 espécies, 30 gêneros e 15 famílias. De acordo com a similaridade de Jaccard, dois grupos foram formados, uns com indivíduos situados a distancia de 0-100m em relação ao canal, representados na maioria por regenerantes e o outro aos 100-225m, correspondido na maioria por adultos. Observou-se neste ultimo uma considerável elevação em relação ao numero médio de espécies e indivíduos, evidenciando que as obras do PISF estão provocando a redução da fitodiversidade, favorecendo a formação de nichos vagos e o estabelecimento de espécies exóticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Como Citar

SOUZA, A. dos S.; DE LUCENA, R. F. P.; DE ALBUQUERQUE, M. B.; FABRICANTE, J. R. Status da vegetação de caatinga após a implantação das obras de integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Gaia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/17928. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)