Agenciamento e Análise de Domínio: um encontro possível

Autores

  • Igor Soares Amorim UFSC
  • Lígia Maria Café Professora Doutora no departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Análise de Domínio, Agenciamento, Organização do Conhecimento, Filosofia, Ciência

Resumo

Com base na constatação da forte presença da Análise do Domínio (AD) como orientação teórica e/ou metodológica das investigações no campo da Organização do Conhecimento, apresenta-se esta pesquisa que visa aprofundar o entendimento sobre o conceito de AD, adotando para tal o olhar da Filosofia de Deleuze e Guattari. O estudo se configura como uma investigação qualitativa, exploratória e bibliográfica que adota como técnica a Análise de Conteúdo. O corpus se constitui de 42 artigos de autoria de Hjørland (em parceria ou não) publicados entre os anos de 1990 e 2014, recuperados na Library and Information Science Abstracts (LISA), Web of Science (WoS) e Scopus. A variável de análise foi identificada na obra Mil Platôs de Deleuze e Guattari. A leitura flutuante dos textos selecionados possibilitou detectar três conceitos principais da AD (comunidade discursiva, domínio e linguagem). Com base nos contextos de ocorrência destes conceitos foram formuladas “definições” para cada um deles. Estas “definições” foram reinterpretadas à luz da variável de inferência “agenciamento”, o que resultou em uma re-apresentação do significado de AD. O tratamento dos dados revela a coerência da AD nos limites daquilo que lhe é conferido e oferece um quadro norteador para aqueles que almejem aplicar teórica ou metodologicamente a AD em seus estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Soares Amorim, UFSC

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Doutorando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Lígia Maria Café, Professora Doutora no departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorado em Lingüística pelo Université Laval, Canadá.
Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Amorim, I. S., & Café, L. M. (2017). Agenciamento e Análise de Domínio: um encontro possível. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30790

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais