Green business e os desafios da competitividade no ambiente da Supply Chain Management: o caso da Natura Cosméticos S.A.

Autores

  • Fabricio Quadros Borges
  • Mário Miguel Amin Garcia Herreros

Palavras-chave:

Green Business, Desenvolvimento sustentável, Supply Chain Management, Competitividade.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a dinâmica do green business junto ao cenário competitivo de mercado a partir da análise da supply chain management. O estudo analisa o caso da Natura Cosméticos S.A. através das estratégias utilizadas pela organização junto a sua cadeia se suprimento de modo a identificar quais estratégias foram mais determinantes para que a Natura Cosméticos S.A. pudesse alcançar um posicionamento mais competitivo no ambiente do green business. Baseado nas categorias básicas do supply chain: planejamento, compras, produção e entrega verificou-se que várias ações foram responsáveis pelo posicionamento da Natura no mercado nacional. Entretanto, quando se observa mais especificamente as estratégias mais determinantes no desempenho da organização para que esta pudesse alcançar um posicionamento competitivo no ambiente do green business, constata-se que foram aquelas vinculadas às categorias compras e produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-18

Como Citar

Borges, F. Q., & Herreros, M. M. A. G. (2011). Green business e os desafios da competitividade no ambiente da Supply Chain Management: o caso da Natura Cosméticos S.A. Informação &Amp; Sociedade, 21(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/7196

Edição

Seção

Artigos de Revisão