INVASORES OU INVADIDOS? UM OLHAR SOBRE A CRIAÇÃO DE FRONTEIRAS EM GOIÂNIA-GO

Autores

  • Lídia Milhomem Pereira INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
  • Fernando Luiz Sobrinho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

território, negrão de lima, segregação espacial, planejamento.

Resumo

Os sujeitos constroem, re-constroem, criam territórios, desterritorializam-se, reterritorializam-se, são fronteiras, fazem fronteiras, além das representações da realidade, que se tornam a realidade. Investigar as dinâmicas relações de poder, as práticas políticas e sócio - culturais tornam-se alvo deste estudo, inferindo nas produções da compreensão do espaço geográfico. De uma cidade que representaria a mudança na “argamassa da ordem”, Goiânia se transformou em referência do centro oeste. Com uma população na região metropolitana de quase dois milhões, segundo censo IBGE/2010, é uma cidade que não para de crescer, engendrado a sua própria história e intensificado com a construção de Brasília, a capital goiana se transformou em um receptáculo de migrantes, em busca de um novo eldorado, o Centro – Oeste. Para caminhar em direção à compreensão dos sujeitos nas territorialidades desta região, também é fundamental entender estes novos processos de territorialização e de construção de significados. Nesse sentido como perceber os invasores e os invadidos na região do setor Negrão de Lima? Quais as políticas utilizadas para desapropriação e reordenamento territorial nesta região? Quem são os moradores destes territórios vizinhos e onde é a fronteira? Esclarecimentos, discussões e análises sobre essa temática, que o presente artigo abordará. Constituíram como fontes citadas nesta temática os seguintes autores: Arrais, Bresciani, Chartier, Certeau, Costa, Chaveiro, Harvey, Haesbaert, Jacobs, Lefebvre, Santos, Silva, Oliveira, Pesavento, Simmel, Tuan, dentre outros citados na bibliografia. Pesquisas bibliográficas sobres os assuntos propostos, visitas de campo e registros contribuíram para a consolidação da pesquisa que foi fruto de um projeto de Pesquisa via IFG/CNPq.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Milhomem Pereira, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Possui graduação em Administração em Turismo pela Universidade Católica de Goiás (2005), graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2008). Atualmente é professora efetiva do IFGoiás( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Goiânia). Tem experiência na área de Turismo,Geografia, com ênfase em Geografia do Turismo e Geografia urbana.Atuando principalmente nos seguintes temas: diversificação,identidade, território,territorialidades,planejamento e espaço.

Fernando Luiz Sobrinho, Universidade de Brasília

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atualmente é professor adjunto 2 do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (Graduação e Pós Graduação). Representante do Instituto de Ciências Humanas no CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Graduação da Universidade de Brasília. Professor Adjunto 2 da Universidade de Brasília. Coordenador pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do Programa UAB UnB GEA. Pesquisador nas seguintes áreas: Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional, Geografia do Turismo, Brasil Central, Rede Urbana do Brasil e da América do Sul, Geografia do Distrito Federal e Entorno.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Edição

Seção

Artigos