O COMPORTAMENTO DE USUÁRIOS CEGOS DURANTE O ACESSO MEDIADO POR LEITORES DE TELA: UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DA COGNIÇÃO SITUADA

  • Janicy Aparecida Pereira Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Estudo de usuários, Cognição Situada, Deficiência visual, Usuários cegos.

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como os usuários cegos se comportam durante o acesso à Web, utilizando o leitor de telas, e quais elementos influenciam e determinam suas ações. Fundamenta-se na abordagem social para os estudos de usuários da informação e na Cognição Situada, vertente teórica que defende que as ações dos sujeitos são adaptadas à situação e ao contexto, sofrendo influência das suas diversas dimensões. Considerando o escopo e os objetivos da pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo com oito usuários, selecionados a partir da técnica bola de neve. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e ensaios de interação em ambiente natural. Os resultados da pesquisa mostram que os participantes tiveram seus primeiros contatos com o computador, a Internet e a Web a partir de formas e motivações distintas, sendo este processo permeado por diversas emoções, prevalecendo as positivas. Já em relação aos elementos que influenciam o comportamento e as ações dos usuários durante o acesso mediado por leitores de tela, destacam-se: o ambiente físico e o digital, os recursos e programas adicionais usados, a flexibilidade e improviso baseados em experiências anteriores, as necessidades e as motivações para acesso e uso e as lembranças visuais e conceitos que possuem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janicy Aparecida Pereira Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais
Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC-MG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. Belo Horizonte, MG.
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Bacharel em Ciência da Computação pela UFMG. Belo Horizonte, MG.
Publicado
2013-08-19
Como Citar
Rocha, J. A. P., & Sirihal Duarte, A. B. (2013). O COMPORTAMENTO DE USUÁRIOS CEGOS DURANTE O ACESSO MEDIADO POR LEITORES DE TELA: UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DA COGNIÇÃO SITUADA. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 3, 173-196. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16632
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles