O COMPORTAMENTO DE USUÁRIOS CEGOS DURANTE O ACESSO MEDIADO POR LEITORES DE TELA: UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DA COGNIÇÃO SITUADA
Palavras-chave:
Estudo de usuários, Cognição Situada, Deficiência visual, Usuários cegos.Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender como os usuários cegos se comportam durante o acesso à Web, utilizando o leitor de telas, e quais elementos influenciam e determinam suas ações. Fundamenta-se na abordagem social para os estudos de usuários da informação e na Cognição Situada, vertente teórica que defende que as ações dos sujeitos são adaptadas à situação e ao contexto, sofrendo influência das suas diversas dimensões. Considerando o escopo e os objetivos da pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo com oito usuários, selecionados a partir da técnica bola de neve. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e ensaios de interação em ambiente natural. Os resultados da pesquisa mostram que os participantes tiveram seus primeiros contatos com o computador, a Internet e a Web a partir de formas e motivações distintas, sendo este processo permeado por diversas emoções, prevalecendo as positivas. Já em relação aos elementos que influenciam o comportamento e as ações dos usuários durante o acesso mediado por leitores de tela, destacam-se: o ambiente físico e o digital, os recursos e programas adicionais usados, a flexibilidade e improviso baseados em experiências anteriores, as necessidades e as motivações para acesso e uso e as lembranças visuais e conceitos que possuem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-08-2013
Como Citar
Rocha, J. A. P., & Sirihal Duarte, A. B. (2013). O COMPORTAMENTO DE USUÁRIOS CEGOS DURANTE O ACESSO MEDIADO POR LEITORES DE TELA: UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DA COGNIÇÃO SITUADA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3, 173–196. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16632
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles