SELEÇÃO DE TIPOS DE FONTES DE INFORMAÇÃO

  • Claudia Carmem Baggio Universidade Federal de Santa Catarina, SC http://orcid.org/0000-0002-4392-1606
  • Heloisa Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Fontes de Informação. Repositórios. Catálogos. Recuperação da Informação.

Resumo

Fontes de informação são parte integral dos serviços de informação prestados aos usuários. Identificá-las é o primeiro passo para buscar e recuperar informação pontual. Este artigo apresenta o conceito de fontes de informação e sua classificação, bem como os possíveis instrumentos para localização de fontes de informações, apresentando os conceitos, os tipos e os exemplos de repositórios, catálogos, bibliografias, portais, diretórios e bases de dados.

Biografia do Autor

Claudia Carmem Baggio, Universidade Federal de Santa Catarina, SC
Realiza mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (março de 2015 a março de 2017) sob orientação da professora Ursula Blattmann. Participa do grupo de pesquisa Instituto de Pesquisas Biblion, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como bibliotecária e diretora da Biblioteca do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, na direção da mesma (2011-201-), (afastamento para realização dos estudos de pós-graduação stricto sensu mestrado no PGCIN). Possui especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000). Bibliotecária no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (2009-2011). Bibliotecária na Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado, RS (2007-2009). Bibliotecária na Faculdade de Santa Catarina, em São José, SC, onde implantou a biblioteca e atuou na direção da mesma (2006). Bibliotecária do Colégio Alpha Objetivo em São José, SC, onde atuou na direção da mesma (2000-2005). Bibliotecária do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, em São José, SC, onde atuou na implantação e direção da mesma (2000-2006).
Heloisa Costa, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Cursa atualmente o mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como consultora em gestão de acervos documentais e bibliográficos. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação. Atua como revisora de documentos e trabalhos acadêmicos, incluindo normalização ABNT.
Ursula Blattmann, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da UFSC.
Publicado
2016-12-17
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles