IMPACTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE DOIS HOSPITAIS PÚBLICOS PORTUGUESES NA EXECUÇÃO DOS SEUS OBJECTIVOS

Jorge Alves Faria, Rui Bento Madeira

Resumo


Este artigo tem por objectivo procurar compreender o impacto da estrutura organizacional de dois hospitais públicos portugueses, com diferentes figuras jurídicas, na execução dos seus objectivos, através da percepção dos seus colaboradores. Pretendemos dar um contributo sobre como os gestores dos hospitais podem controlar e modificar a estrutura e o desenho da organização e de que forma essas modificações podem vir a influenciar a execução dos seus objectivos. Assim, recorremos à metodologia do estudo de caso, através do questionário como principal instrumento de recolha de dados, efectuado a 612 colaboradores de ambos os hospitais.
Para além de não terem sido encontradas diferenças significativas na estrutura organizacional, entre os dois hospitais, este estudo permite-nos concluir, que o tipo de estrutura organizacional adoptado tem impacto na execução dos objectivos de uma organização, não sendo, no entanto, o único factor que afecta a sua execução.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).