A CRISE DO CUIDADO

uma comparação entre Brasil, França e Japão

Autores

  • Sheila Stolz Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Caroline Ledesma Al-Alam Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social (PPGDJS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2024v1n60.66367

Resumo

Todos os seres humanos precisaram e necessitarão de cuidado em algum momento de suas vidas, e a obra de Helena Hirata “Cuidado: teorias e práticas” estende o estudo do cuidado para as pessoas idosas, ressaltando o envelhecimento populacional global, a entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho – a quem tradicionalmente incumbiram as tarefas de cuidado dos familiares – e a consequente urgência de buscar-se soluções para o que ela se refere como crise do cuidado. Por meio da comparação entre metrópoles do Brasil, da França e do Japão, realizada a partir de entrevistas com profissionais do cuidado em São Paulo, Paris e Tóquio, a autora compila dados que indicam as semelhanças, as diferenças e as soluções existentes em cada um dos países, denotando a urgência de se pensar sobre o tema e de se cobrar por políticas públicas que atentem para esse problema que, mesmo onde estão sendo tomadas providências, ainda está longe de ser solucionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Stolz, Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora Associada do Curso de Direito e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (PPGDJS/FaDir/FURG/RS). Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/ RS), com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) realizado na Facultad de Derecho da Universidad Complutense de Madrid (UCM/Madri/Espanha). Mestre em Direito pela Universitat Pompeu Fabra (UPF/Barcelona/Espanha). Coordenadora Geral do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (NUPEDH/FURG). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: DIREITO, GÊNERO E IDENTIDADES PLURAIS (DGIPLUS). Coordenadora da Especialização em Educação em Direitos Humanos (PGEDH/FURG-UAB-CAPES).

Caroline Ledesma Al-Alam, Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social (PPGDJS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (PPGDJS/FURG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito, Gênero e Identidades Plurais (DGIPLUS/FADIR/FURG) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (NUPEDH/FURG).

Downloads

Publicado

30.12.2024

Como Citar

Stolz, S., & Ledesma Al-Alam, C. (2024). A CRISE DO CUIDADO : uma comparação entre Brasil, França e Japão. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(60). https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2024v1n60.66367