"De Onde Vem o Tiro?": violência, insegurança e imaginário do medo na escola.
Palavras-chave:
Insegurança, Imaginário do medo, Violência, Poder.Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar como a insegurança e o imaginário do medo, instalados na escola e tratados usualmente do ponto de vista do poder, com medidas restritivas e isoladoras, não são despertados somente pelo exercício e pela condição da violência cotidiana, mas por um "estado de violência" - ostensivo ou dissimulado - incorporado à cultura e ao imaginário individual e social. Ambos transformam as relações sociais, provocando a busca de novos lugares de encontro, socialidade, proteção. No cotidiano das escolas, precisam ser geridos por meio de práticas simbólicas e sociais diversas, que possibilitem lidar com essas novas relações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FREITAS, F. "De Onde Vem o Tiro?": violência, insegurança e imaginário do medo na escola. Prim Facie, [S. l.], v. 5, n. 8, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/7187. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos