A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FILOSOFIA: ENTRE O LEGAL E O IDEAL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41674Palavras-chave:
Educação, ensino, Filosofia, formação docente, professor de Filosofia.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise dos documentos da legislação federal que aborda a formação do professor de Filosofia no Brasil, assim como a visão de alguns teóricos da educação a respeito da formação de docentes de Filosofia. Será exposto o que a legislação discute sobre a educação pública brasileira, quais as implicações e subjeções acerca do tema e uma análise sobre posicionamento que o professor de Filosofia tem perante a atual realidade educacional. O trabalho visa uma análise sobre a formação do professor entre o legal e o ideal, ou seja, entre aquilo que deveria em termos teóricos e o que a lei prevê. No primeiro momento, é tratado a respeito de alguns fatos históricos fundamentais. No segundo instante articula-se sobre a formação dos professores e como esta formação interfere no desenvolvimento do estudante.Downloads
Referências
ADORNO, T.W. A filosofia e os professores. In.: ADORNO, T.W. Educação e Emancipa- ção. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Formação de professores do ensino médio. Caderno II: Ciências Humanas. Curitiba: EdUFPR, 2014.
______. Orientações curriculares para o ensino médio. v.3. Brasília: 2006.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: 2000.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
MATOS, J.C. A formação pedagógica dos professores de filosofia. São Paulo: Loyola, 2013.
PUCCI, B. A Filosofia na formação universitária dos professores do ensino médio. Anais do 5º Congresso da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa. Acesso em 27/06/2017. Disponível em < https://www.fe.unicamp.br/sofelp/arquivos/textos- comunicacoes.pdf > p. 580-591.
SUAREZ, R. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). In.: Revista Kriterion, v.46, n.112, dez., Belo Horizonte: 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).