COMPREENSÃO LEITORA, CONSCIÊNCIA SINTÁTICA E METACOGNIÇÃO SOB A ABORDAGEM DA PSICOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54906

Palavras-chave:

Compreensão Leitora. Psicolinguística. Educação. Ensino Fundamental. Cloze.

Resumo

O presente trabalho aborda o tema da compreensão leitora de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo longitudinal, tendo como base teórica os estudos de Kintsch e Rawson (2013), Perfetti, Landi, Oakhill (2013) e de Kato (1985, 1986), Morais (1996) e Maia (2018, 2019) e como base metodológica a técnica de Cloze divulgada por Taylor (1953), Santos et al (2004) e Santos, Boruchovitch, Oliveira (2009). O objetivo foi mostrar que as atividades de leitura realizadas por meio de ensino sistemático envolvendo metacognição, metalinguagem e consciência sintática podem conduzir ao aprimoramento da compreensão leitora. Foram aplicados dois testes de Cloze em etapas avaliativas, uma no início e outra ao final da pesquisa, além de cinco atividades-teste durante a intervenção. O estudo sugere um crescimento significativo em compreensão leitora dos alunos no segundo teste, aplicado após a metodologia interventiva, apontando para um impacto positivo de ações pedagógicas baseadas em metacognição, metalinguagem e consciência sintática para o desenvolvimento da compreensão leitora.

 

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

de Abreu, K. N. M., da Hora, K., & Pinheiro, A. C. (2021). COMPREENSÃO LEITORA, CONSCIÊNCIA SINTÁTICA E METACOGNIÇÃO SOB A ABORDAGEM DA PSICOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PROLÍNGUA, 15(2), 35–54. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54906