REPRESENTAÇÃO LEXICAL DOS VERBOS DE MOVIMENTO COM TRAJETÓRIA NÃO ESPECIFICADA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

verbos de movimento, verbos de movimento com trajetória, classes verbais, lexicalização

Resumo

Esta pesquisa investiga a decomposição lexical em primitivos semânticos dos verbos de movimento com trajetória que não especificam direção (verbos do tipo de atravessar) do português brasileiro. O referencial teórico vincula-se, especificamente, aos estudos de semântica lexical e de semântica cognitiva. Nosso objetivo é analisar o comportamento gramatical dos verbos de movimento com trajetória que não especificam direção do PB, a partir das regras de representação lexical definidas por Rappaport-Hovav e Levin (2010).  Os resultados do estudo indicam que verbos do tipo de atravessar, ainda que se diferenciem dos verbos do tipo de subir quanto à lexicalização de direção, podem ser descritos pelas mesmas regras de representação lexical que os demais, pois ambos os tipos de verbos têm em comum uma estrutura semântica geral, que é o significado de deslocamento por uma trajetória. Ainda, os resultados apontam que a direção não é um elemento gramaticalmente relevante, portanto, não impacta na representação lexical dos verbos de movimento com trajetória do PB, e também, que verbos de movimento com trajetória compõem uma classe heterogênea, pois lexicalizam direção de maneiras distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana Fabiola Cambrussi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e do Curso de Graduação em Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Pesquisadora da área de Semântica e Pragmática, com ênfase para a Semântica Lexical, e líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Gramaticais e Lexicais" - CNPq/UFFS.

Talita Veridiana Hack Poll, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6561-2604. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9157163243638338. E-mail: talitaveridiana@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Cambrussi, M. F., & Hack Poll, T. V. (2023). REPRESENTAÇÃO LEXICAL DOS VERBOS DE MOVIMENTO COM TRAJETÓRIA NÃO ESPECIFICADA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. PROLÍNGUA, 17(2), 29–44. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/63915