PET-SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: DISPOSITIVOS POTENTES NA PROBLEMATIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) trás o acolhimento, como diretriz, na perspectiva de promover maior vínculo e resolutividade às demandas de saúde. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar as experiências desenvolvidas pelo grupo PET-Saúde, eixo de Educação Permanente (PET-EP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que através da Educação Permanente, trabalhou a humanização e acolhimento junto à equipe de Saúde Integrada de Cruz das Armas no Município de João Pessoa-PB. Relato de Experiência: O grupo PET-EP esteve presente na unidade integrada, observando o cotidiano do serviço e acompanhando suas atividades, durante quatro horas semanais, no período de agosto de 2012 a janeiro de 2014. Ao longo do período foram realizadas diversas ações junto à equipe de saúde, no sentido de trabalhar o acolhimento realizado pela equipe e sua satisfação com seu processo de trabalho. Todas as vivências foram registradas em diários de campo para posterior norteamento de discussões no grupo. Discussão e Resultados: A partir das atividades realizadas, é possível perceber que a equipe de saúde se mostra ansiosa por melhores resultados na assistência, porém existe a dificuldade de se discutir o processo de trabalho, de repassar informações e de se executar mudanças de prática. Conclusão: A inserção do PET-EP no processo de trabalho da equipe tem funcionado como dispositivo para a reflexão e engajamento dos profissionais. DESCRITORES Acolhimento. Atenção Básica. Educação Permanente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2014-11-04
Como Citar
SAMPAIO, J., SANTOS, K. S. D., CARVALHO, P. O. F. de, BRONZEADO, N. F. F. D., & OLIVEIRA, R. Ângelo. (2014). PET-SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: DISPOSITIVOS POTENTES NA PROBLEMATIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 49–54. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/20941
Edição
Seção
Relato (Submissões Suspensas)