CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE EM MULTIPLAS FACETAS
relatos em um contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62420Palavras-chave:
Ensino Remoto, Contexto de pandemia da COVID-19, CurrículoResumo
Este artigo originou-se de um projeto de pesquisa, submetido à Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa – CNPq. O objetivo deste trabalho é apresentar e problematizar as experiências e práticas pedagógicas narradas por vinte e sete docentes que atuam na Educação Básica, pública e privada, na cidade de Caxias (MA), durante a Pandemia da Covid-19, período que desenvolveram suas atividades pedagógicas de modo EAD/remoto. Esta tessitura, de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental apresenta três categorias de análise: I - Acompanhamento pedagógico/emocional/psicológico; II - Valorização social e profissional do/a professor/a no contexto pandêmico; III - Aspectos pessoais e profissionais numa perspectiva pós-pandêmica. As discussões, análises e sínteses, proferidas a partir das narrativas dos/as profissionais entrevistados/as, intercambiadas com um aporte teórico crítico, denotam a não valorização profissional, a invisibilização, responsabilização, heteronomia e intensificação da precarização do trabalho dos/as professores/as no contexto social pandêmico, tendo como plano de fundo, a imposição de “uma reinvenção do fazer pedagógico”, através de uma racionalidade tecnológica instrumental, que representa uma dada concepção de educação e formação humana.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. [Trad. Luiz Antero Rego e Augusto Pinheiro]. São Paulo: Ed. 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19, 2020c. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Parecer-CNE-CP_5_2020.pdf>. Acesso em: 28 maio 2020.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020d. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 01 out. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm>. Acesso em: 01 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n⁰ 14/2020, pela Portaria MEC nº 882, de 23/10/2020.
DARDOT, Pierre. LAVAL, Christian. Dardot e Laval: A prova política da pandemia. Blog da Boitempo. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/03/26/dardot-e-laval-a-prova-politica-da-pandemia/ Acesso em: 07 de jan. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
GOEDERT, Lidiane.; ARNDT, Klalter Bez Fontana. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial 2020.
IASI, Mauro. Pré-história, pós-pandemia e o que virá. Blog da Boitempo. 2020. Disponível em: >https://blogdaboitempo.com.br/dossies-tematicos/dossie-coronavirus/#prettyPhoto. Acesso em: 07 de jan. 2021.
IASI, Mauro. A crise do capital: a era da hipocrisia deliberada. In Revista Praia Vermelha / Rio de Janeiro / v. 19 nº 1 / p. 25-40 / Jan-Jun 2009.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2007.
MACEDO, Jussara Marques de. LIMA. Miriam Morelli. Fundamentos teóricos e metodológicos da precarização do trabalho docente. Revista Trabalho, Política e Sociedade (OnLine) / Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Vol. II, nº 03. Nova Iguaçu (RJ): GTPS/UFRRJ, 2017.
MALAGGI, Vitor. Tecnologia em Tempos de Pandemia: a educação a distância enquanto panaceia tecnológica na educação básica. Criar Educação, UNESC: Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial 2020. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6047. Acesso em: 07 de jan. 2021.
MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, UNESC: Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial 2020. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6047. Acesso em: 08 de jan. 2021.
MOTTA, Vânia Cardoso da; ANDRADE, Maria Carolina pires de. O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões. Educação & Sociedade, v. 41, p. 1-13, 2020.
RIPA, Roselaine. Apresentação do Dossiê: Reflexões interdisciplinares sobre a Pandemia causada pela Covid-19. Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial 2020. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6047. Acesso em: 07 de jan. 2021.
SAVIANI, Demerval. GALVAO, Ana Caroline. Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 67, p. 36-49, 2021.
SAVIANI, Demerval. Como avançar? Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico–crítica hoje. In Pasqualini, Juliana Campregher; Teixeira, Lucas André; Agudo, Marcela de Moraes. Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.
SAVIANI, Demerval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Coleção memória da educação Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.