UM OLHAR PARA AS NORMAS SOBRE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.66749

Palavras-chave:

Computação, Formação de professores, Hermenêutica, Educação Matemática, Ensino Médio

Resumo

Neste artigo direcionamos nosso olhar para as Normas sobre Computação na Educação Básica. Sendo uma pesquisa qualitativa de análise documental, onde assumiremos a hermenêutica como um modo ontológico da compreensão, para assim, identificar o que subentende-se na normativa e quais as suas inferências para a formação de professores. Ao discutirmos para além da palavra e do sentido imediato dos verbos destacados nas competências e habilidades, evidenciamos que estes precisam ser vislumbrados para além da pedagogia das competências, pois indicam muito mais do que pode ser percebido. É preciso, por parte do professor, compreender a profundidade das ações requeridas pelas competências expostas na normativa.

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Biografia do Autor

Mariangela Deliberalli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Doutoranda em Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. UM OLHAR PARA AS NORMAS SOBRE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–16, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.66749. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/66749. Acesso em: 14 nov. 2024.