AVALIAÇÕES EXTERNAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E OS SENTIDOS NA BUSCA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69609

Palavras-chave:

SME-RJ, avaliações externas, governamentabilidade

Resumo

Este artigo tematiza a Política de Avaliação da Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro-SME, nos últimos vinte anos. Ao problematizar a influência das políticas educacionais sob o alinhamento das avaliações externas no Estado, traz-se ao foco de análise um discurso político hegemônico através do conceito da Governamentabilidade (Ball, 2014), forjando um regime de verdade em torno das avaliações de larga escala utilizadas como medição do sentido de qualidade da educação carioca. A discussão consiste no endereçamento de um sentido de qualidade da educação, determinado por agências econômicas internacionais (Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico – OCDE, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional – FMI) através das avaliações externas. Estudos sobre globalização e redes de políticas de Stephen Ball atrelados a Michel Foucault, fundamentam a conjectura sobre demandas neoliberais presentes nas políticas curriculares da SME. Thomas Popkewitz (2016) aporta a problematização das políticas educacionais comprometidas com uma significação de qualidade da educação baseada na economia capitalista. A revisão teórica e análise de documentos oficiais deste artigo apresentam: o detalhamento das características e políticas da SME; a problematização das estatísticas como promotoras de regime de verdade, na perspectiva de “número mágico” que pauta discussões sobre as produções de políticas educacionais vigentes a partir dos resultados das avaliações externas; e a análise de cunho empírico político educacional da legitimação das avaliações externas no país. Destaca-se,por fim,a contribuição das agências internacionais para a difusão do ideário de um cidadão global forjado nas escolas na relação currículo-avaliação de larga escala-sentido de aprendizagem e neoliberalismo

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Biografia do Autor

Cristiane Gomes de Oliveira, Colégio Pedro II, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Técnico-administrativo em Educação do Colégio Pedro II.

Carlos Roberto Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de janeiro e professor da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Emerson Bezerra Vidal Gomes , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

OLIVEIRA, C. G. de .; MOREIRA, C. R.; GOMES , E. B. V. AVALIAÇÕES EXTERNAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E OS SENTIDOS NA BUSCA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69609 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69609. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/69609. Acesso em: 24 nov. 2024.