Direitos das mulheres no Afeganistão nos anos 1996-2006
Comparação entre os períodos anterior e posterior à intervenção estadunidense
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2025v12n24.69000Resumo
Ao analisar o Afeganistão, nota-se que o período entre 1996 e 2006 foi emblemático para os direitos das mulheres afegãs, uma vez que engloba os primeiros anos do regime Talibã e os desdobramentos iniciais após a intervenção dos EUA (2001). Ademais, é importante retomar o feminismo liberal e como ele se molda às discussões sociopolíticas que rodearam as mulheres muçulmanas e a presença estadunidense no Afeganistão. Em contraposição a essa abordagem teórica, a análise do feminismo islâmico também é essencial para desenvolver a discussão. A partir do estudo realizado, comprovou-se a existência de pequenas mudanças nos direitos das afegãs com a intervenção dos EUA - acesso à escola e direito de ir e vir -, que, no entanto, não representaram uma ruptura com o cenário de privação e opressão do país e apontaram para a falha da presença estadunidense em sua missão de restituição dos direitos femininos no Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).