Memórias da imoralidade

a homossexualidade na literatura de André Gide e Oscar Wilde sob outra luz

Autores

  • Gabriela Maciel Dias UNIFATEA
  • João Francisco Pereira Nunes Junqueira UNIFATEA
  • Rafaela Ribeiro Almada da Silva UNIFATEA

Palavras-chave:

Literatura Comparada, O Imoralista, O Retrato de Dorian Gray, André Gide, Oscar Wilde

Resumo

O presente trabalho busca explicitar as nuances de obras permeadas pela temática LGBTQIA+ e fornecer novos olhares sobre romances de alta literatura que sofrem com a negação, censura e rejeição de possuírem qualquer teor do tema. Ao analisar O Imoralista de André Gide e O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, sob vieses científicos e sociais, além de realizar uma leitura sob perspectivas sincrônicas e diacrônicas, pretende-se não apenas prover uma discussão teórico-analítica, mas também levar o produto da análise adiante para um lugar de informação acessível e torná-lo objeto de conscientização sobre todo o pânico que envolveu esta literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Maciel Dias, UNIFATEA

Graduada em Letras (Licenciatura Plena em Português/Inglês) pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA).

João Francisco Pereira Nunes Junqueira, UNIFATEA

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo(2001), graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2009), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2012) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2018). Atualmente é Professor do Centro Universitário Teresa D`Ávila. Atuando principalmente nos seguintes temas:"Geração de 45", Poesia brasileira, Verso livre e metrificado, Tradução.

Rafaela Ribeiro Almada da Silva, UNIFATEA

Possui graduação em Letras (Licenciatura plena em Português/Inglês) no Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA (2019). Pós-graduanda em Língua Inglesa e Literatura pela Universidade Paulista (UNIP) (2023). Foi professora voluntária de Inglês no Projeto Escola da Família, Curso English Up (2019). Pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - 2020 na Instituição EE Prof.ª Alice Vilela Galvão pela UNIFATEA. Atualmente é professora nas escolas E.E. Dr. Mário da Silva Pinto e E.E. Prof. Hildebrando Martins Sodero, como professora de Inglês e Português no ensino regular e EJA.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Dias, G. M., Junqueira, J. F. P. N., & Silva, R. R. A. da. (2023). Memórias da imoralidade: a homossexualidade na literatura de André Gide e Oscar Wilde sob outra luz. Revista LiteralMENTE, 3(1), 100–119. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/66796

Edição

Seção

Dossiê - Grafias do corpo e do risco: o erotismo no texto literário