ENSINO E PESQUISA E A DICOTOMIA TRANSMISSÃO E INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Maria das Graças de Almeida Baptista Universidade Federal da Paraíba
  • Tânia Rodrigues Palhano Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente trabalho traz para o debate o ensino para além da transmissão de conteúdos, ao enfatizar a pesquisa como princípio educativo, como processo de surgimento de inquietações sobre a realidade educacional, relacionando-as ao processo ensino e aprendizagem. Apresentar a pesquisa como princípio educativo na formação docente implica afirmar que a pesquisa, enquanto práxis, possibilita a aproximação teoria e prática, através do movimento de ação-reflexão-ação, reafirmando a importância de ambas; assim como possibilita a indagação sobre a realidade educacional, a partir do desvelamento de suas contradições, o que, em última instância, possibilita a transformação do próprio discente-pesquisador. Nesse sentido, o texto aponta a importância não somente da compreensão acerca do arsenal teórico-metodológico, mas também da posição epistemológica adotada pelo pesquisador, nesse caso o discente-pesquisador, relacionando-a à definição política que irá adotar enquanto educador, o que implica no questionamento da chamada ‘neutralidade científica’. O caminho utilizado é o de apresentar como a legislação educacional tem analisado e situado a pesquisa na formação docente, assim como afirmar a relação pesquisa e ensino na formação docente, enquanto elementos intrínsecos do fazer docente. Por fim, são apresentadas algumas reflexões a partir de experiências vivenciadas em pesquisas desenvolvidas no Programa de Licenciatura PROLICEN da UFPB, que contribuem na constituição do professor-pesquisador.

Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Formação do professor.

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Biografia do Autor

Maria das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com experiência na área de Psicologia da Educação, atuando nos temas: teorias da educação, formação de professores, educação popular e marxismo em Gramsci e Vigotski.

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com experiência na área de Filosofia da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: trabalho em educação, legislação educacional, filosofia e antropologia na licenciatura, filosofia no Ensino Médio e pragmatismo.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

BAPTISTA, M. das G. de A.; PALHANO, T. R. ENSINO E PESQUISA E A DICOTOMIA TRANSMISSÃO E INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 107–124, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/24208. Acesso em: 28 set. 2021.

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