O USO DA IMPRENSA NOS TRABALHOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PPGE/ UFPB (2007-2015): UM BALANÇO NECESSÁRIO

Autores

  • Ingrid Karla Cruz Biserra Universidade Federal da Paraíba
  • Jean Carlo Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Nas últimas décadas os trabalhos que utilizam a imprensa como fonte e/ou objeto vêm se consolidando crescentemente, principalmente no âmbito da Pós-Graduação. O objetivo deste estudo é fazer um levantamento das dissertações e teses que utilizam a imprensa como fonte e/ou objeto na Linha de Pesquisa História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na busca para dar visibilidade ao número crescente de pesquisas que tem nos últimos anos utilizado a imprensa, atreladas a um movimento da área da História da Educação em nível nacional, esse trabalho aborda alguns aspectos da cada vez mais profícua relação entre imprensa e História da Educação, e faz um breve balanço discriminando as fontes, destacando a temporalidade e as temáticas mais recorrentes. Concluímos que no quadro geral das produções da Linha de Pesquisa do referido Programa, a imprensa tem lugar de destaque na compreensão de diferentes objetos, embora ela mesma ainda não tenha sido objeto de investigação.

Palavras-chave: História da Educação. Imprensa. PPGE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Karla Cruz Biserra, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia (2013) e Mestrado em Educação (2015) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE na mesma Instituição. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GT Paraíba (HISTEDBR-PB) e do Grupo de História da Educação do Nordeste Oitocentista (GHENO). Desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: intelectuais, professores e imprensa.

Jean Carlo Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Professor Associado II, na área de Sociologia da Educação, no Departamento de Fundamentação da Educação (Centro de Educação), sendo, atualmente, o Coordenador de sua área. É professor pesquisador, habilitado a orientar nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) na Universidade Federal da Paraíba na Linha de História da Educação desde 2008. Desenvolve pesquisas sobre História Intelectual e dos Intelectuais, o processo de escolarização no Brasil (séculos XIX e XX), História da Educação e das ideias educacionais e as suas interfaces com Pensamento social no Brasil. Lidera o Diretório do CNPq HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, atuando na Linha História Intelectual e dos Intelectuais, (auto) biografias e Estudos de Gênero, além de integrar também o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista), constituído por professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História, ambos na UFPB. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)

Referências

ANDRADE, Vivian Galdino de. Alfabetizando os "filhos da rainha" para a civilidade/modernidade: o Instituto Pedagógico em Campina Grande - PB (1919-1942). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, 2014.

ARAÚJO, J. C.; SCHELBAUER, A. (Org.). História da educação pela imprensa. Campinas, SP: Alínea, 2007.

BARBOSA, Marinalva. História cultural da imprensa: Brasil, 1800-1900. Rio de Janeiro: Mauad, 2010.

BASTOS, Maria Helena Camara; CATANI, Denise Bárbara. Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 2002.

CAMPOS, Raquel Discini de. No rastro dos velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. In: Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, v. 12, n. 1 (28), p. 45-70, jan./abr. 2012. Disponível em:<http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/320/306>. Acesso em: 10 set. 2015.

CATANI, Denise Bárbara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPED (1985-2000). Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 113-128, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_11_DENICE_BARBARA_E_LUCIANO_MENDES.pdf>. Acesso em: 10 set. 2015.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. As lentes da história: Estudos de historiografia da educação no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.

GALVÍNCIO, Amanda Sousa. Atuação educacional de Carlos Dias Fernandes na Parahyba do Norte (1913-1925): jornalismo, literatura e conferências. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

GONDRA, José Gonçalves (Org.). Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

GONÇALVES NETTO, W. Imprensa, civilização e educação: Uberabinha (MG) no início do século XX. In: ARAÚJO, J. C. S.; GATTI JÚNIOR, D. (Org.). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 197-225.

LIMEIRA, Aline de Morais. Impressos: veículos de publicidades, fontes para história da educação. Cadernos de História da Educação, v. 11, n. 2, p.367-388, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21702>. Acesso em: 17 mar. 2014.

LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

MOREL, Marco; BARROS, Mariana Monteiro de. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; RODRIGUES, Melânia Mendonça. Dos indícios à constituição da pesquisa em História da Educação no PPGE/ UFPB. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.37, p. 17-28, mar. 2010. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/37/art02_37.pdf>. Acesso em: 26 set. 2015.

OLIVEIRA, Maria de Lourdes Barreto de. A pesquisa em História da Educação na Paraíba. In: ANANIAS; Mauricéia et al. (Orgs). Trilhas da pesquisa em História da Educação. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2012.

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. As novas abordagens no campo da história da educação brasileira. In: PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; TAMBARA, Elomar; XAVIER, Libânia (Orgs.). História da Educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitória: EDUFES, 2011.

PINHEIRO, Antônio Carlos; ANANIAS, Mauricéia. Prólogo: um espaço para produção da História da Educação – A Linha de Pesquisa História da Educação. In: Ferronato, Cristiano et al (Orgs.) Trilhas da Pesquisa em História da Educação. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2012.

SANTOS, Erinalva Lopes dos. Educação feminina: idéias e concepções sobre a formação da mulher veiculadas na imprensa da Parahyba do Norte (1912-1927). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

SCHELBAUER, Analete Regina; LOMBARDI, José Claudinei; MACHADO, Maria Cristina Gomes (Orgs.). Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2006.

SENA, Fabiana. Imprensa e instrução pública no Império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, n. 1 (34), p. 73-97, jan/abr. 2014. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/451/pdf_13>. Acesso em: 31 mai 2014.

VASCONCELOS, Larissa Meira de. Esculpindo corpos e formando hábitos: uma abordagem histórico-educacional sobre as construções de gênero na imprensa paraibana (1913-1932). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. (Org.). Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. História da Educação, fontes e imprensa. Revista HistedBr On-line, Campinas, n. 40, p. 60-71, dez. 2010. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/histedbr/article/view/3370>. Acesso em 14 de jan. 2014.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

BISERRA, I. K. C.; COSTA, J. C. C. O USO DA IMPRENSA NOS TRABALHOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PPGE/ UFPB (2007-2015): UM BALANÇO NECESSÁRIO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 133–151, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/25850. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO