Disciplina, heroísmo e bravura:

os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)

Autores

  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Shairany Arias Palombo Sonntag Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3817-2740

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66471

Palavras-chave:

Livro do Aprendiz Marinheiro, Escola de Aprendizes Marinheiros, Material escolar

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar os textos contidos na matéria de “Leitura” do primeiro volume do referido material didático. Trata-se de um capítulo dedicado à alfabetização e às práticas da leitura a partir de termos capazes de adestrar corpos e mentes, adotando assim uma lógica disciplinadora. A matéria de “Leitura” fazia parte do Programa de Ensino das Escolas de Aprendizes Marinheiros, portanto, era conteúdo disponível material didático da instituição o Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I, publicado no ano de 1889. Apoiamo-nos sob os domínios da História Cultural para pensar a disciplina como tecnologia de controle empregada sobre os corpos dos aprendizes marinheiros. Para tanto, discutimos o conceito de disciplina proposto por Michel Foucault (2020) que permite a compreensão das formas de adestrar. Por tratar-se de uma escola voltada ao público masculino, discutimos a categoria gênero a partir dos escritos de Guacira Lopes Louro (2017). Conclui-se que a matéria de “Leitura” tinha como objetivo incutir nos menores aspirantes a marinheiros a regulação de seu corpo desde os ensinamentos de primeiras letras.

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Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação (UFPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Shairany Arias Palombo Sonntag , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em História (UFRN). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório das Heterotopias.

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Publicado

2023-06-06 — Atualizado em 2023-06-06

Versões

Como Citar

SOARES JÚNIOR, A. S.; PALOMBO SONNTAG, S. A. Disciplina, heroísmo e bravura: : os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889) . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202332, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66471. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/66471. Acesso em: 19 nov. 2024.