Editorial

Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência

Autores/as

  • Olivia Morais Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-4217-2914
  • Fabiana Sena Universidade Federal de Paraíba
  • Marlécio Maknamara Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Pós-graduação, Educação, História, Memória

Resumen

A Revista Temas em Educação apresenta o Dossiê "Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência". O objetivo deste Dossiê foi reunir, divulgar e celebrar, entre histórias e memórias, os feitos e efeitos dos Programas de Pósgraduação em Educação na tarefa de qualificação de profissionais na área da Educação. Constam no Dossiê cinco artigos que abordam histórias e memórias, políticas educacionais à pós-graduação no Brasil e produção do conhecimento sobre pós-graduação em educação no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olivia Morais Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora  do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui graduação em  História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e  Tecnológica (ISSN 1983-0408). Tem experiência na área de História, com ênfase em história da educação, história e espaços, historiografia e ensino de história. E-mail: olivianeta@gmail.com

Fabiana Sena, Universidade Federal de Paraíba

Doutora em Letras. Docente no Departamento de Metodologia da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3340-7

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Docente no Departamento de Habilitações Pedagógicas e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0424-5657. Email: maknamaravilhas@gmail.com

Citas

MORENO, A.; MENDES DE FARIA FILHO, L.; ORNELAS OLIVEIRA, R.; HANDERI, S. Gestos, arquivos e memória: : Que histórias contam um arquivo de um programa de pós-graduação em educação?. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202351, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66897. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66897.

LANZA SAVEGNAGO, C.; GABRIEL DALLA CORTE, M. . Programas Profissionais em Educação: Características, especificidades e perspectivas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202354, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67169. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/67169.

DOS SANTOS FREITAS, T.; ALEX ALVES, C.; DIAS DE ABREU, J. O programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba e seus contributos para a educação matemática paraibana. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202352, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66938. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66938.

IVO, F. C.; CARVALHO, M. E. G. .; COSTA, J. C. de C. Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Paraíba:: entre comemoração e rememoração (1977-1994) . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202350, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66821. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66821.

MATOS, C. C.; COSTA ANDRADE, A. A pesquisa na linha de políticas educacionais no âmbito do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Amapá. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202349, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.67040. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/67040.

Publicado

2023-10-18

Cómo citar

MEDEIROS NETA, O. M.; SENA, F.; MAKNAMARA, M. . Editorial: Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202353, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/68241. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>