Reflexões sobre o turismo cinematográfico no Brasil a partir de produções brasileiras e internacionais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55207Palavras-chave:
Turismo cinematográfico, Novelas, Cinema, Marketing.Resumo
O turismo se tornou uma atividade altamente praticada nos últimos anos. Um de seus segmentos é o turismo cinematográfico, exitoso no exterior, mas pouco explorado no Brasil. Avistando o potencial do país para servir de locações, objetivamos, no presente artigo, compreender como são representados os destinos turísticos em obras televisivas e cinematográficas, no Brasil. Além disso, analisamos a contribuição dessa ferramenta de marketing para o imaginário turístico, apresentando produções da televisão e do cinema, e fazendo uma reflexão sobre os impactos do segmento. Entendemos que o turismo cinematográfico, no país, ainda tem muito a avançar. As negociações ainda apresentam certa incipiência e, ao mesmo tempo, o país possui um leque de destinos que podem entrar no rol deste segmento, desde que haja incentivos por parte do poder público e privado, valorizando, também, as comunidades locais.