Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica

Autores

  • Francisco José da Costa PPGA/UFPB
  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa PROLING/UFPB
  • Henrique Muzzio PROPAD/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32534

Palavras-chave:

Autoria, ética, campo científico, plágio, lógica de colocar o nome

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar elementos para um debate sobre a ética das práticas de autoria no campo científico brasileiro. Os autores utilizam exemplos ilustrativos para explorar as práticas de pseudoautoria, estabelecendo relações entre essas práticas, as coerções oriundas do campo acadêmico e o habitus dos agentes sociais. Foi elaborada uma definição preliminar do que seja autoria a fim de possibilitar a discussão sobre dois problemas centrais, que são: a lógica de “colocar o nome” e o plágio. Uma das principais contribuições deste trabalho repousa na reflexão orientada para a construção de uma prática aperfeiçoada de autoria, possibilitando a crítica e a autocrítica dos agentes do meio acadêmico sobre algumas práticas problemáticas de autoria.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Costa, F. J. da, Sousa, S. C. T. de, & Muzzio, H. (2017). Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica. Teoria E Prática Em Administração, 7(1), 01–25. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32534

Edição

Seção

Artigo de Opinião (Opinion Paper)