Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32534Palavras-chave:
Autoria, ética, campo científico, plágio, lógica de colocar o nomeResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar elementos para um debate sobre a ética das práticas de autoria no campo científico brasileiro. Os autores utilizam exemplos ilustrativos para explorar as práticas de pseudoautoria, estabelecendo relações entre essas práticas, as coerções oriundas do campo acadêmico e o habitus dos agentes sociais. Foi elaborada uma definição preliminar do que seja autoria a fim de possibilitar a discussão sobre dois problemas centrais, que são: a lógica de “colocar o nome” e o plágio. Uma das principais contribuições deste trabalho repousa na reflexão orientada para a construção de uma prática aperfeiçoada de autoria, possibilitando a crítica e a autocrítica dos agentes do meio acadêmico sobre algumas práticas problemáticas de autoria.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-29
Como Citar
Costa, F. J. da, Sousa, S. C. T. de, & Muzzio, H. (2017). Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica. Teoria E Prática Em Administração, 7(1), 01–25. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32534
Edição
Seção
Artigo de Opinião (Opinion Paper)