CANTOS DE ESPERANÇA

negociando um currículo no cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54114

Palavras-chave:

Curriculocotidiano, Negociação curricular, Saberesfazerespoderes

Resumo

Este artigo apresenta resultados e discussões proveniente de uma pesquisa com o cotidiano dos praticantespensantes da Educação do/no Campo nos espaçostempos de planejamento no município rural de Santaluz – Ba.   A partir das ideias de Certeau, Larrosa e de autores cotidianistas problematizamos o curriculocotidiano por meio das negociações curriculares engendradas pelas experiências de professores do campo nas redes tecidas pelos seus saberesfazerespoderes. Ao acompanhar esses processos, por meio de uma pesquisa cartográfica, apresentamos discussões referentes à micropolítica curricular local e as táticas praticadas por estes professores a partir das suas produções e seus cantos entoados no cotidiano, problematizando, junto a esses contextos a invenção do currículocotidiano. No cotidiano os professores aram, adubam e umidificam os currículos, negociando novos modos de apropriação do prescrito.

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Biografia do Autor

Leonardo Souza Oliveira, Instituto Federal Goiano, Brasil.

Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Integrante do grupo de pesquisa RIZOMA-UEFS e professor da Rede Estadual de Educação do estado da Bahia.

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

09-11-2020

Como Citar

OLIVEIRA, L. S. .; BARZANO, M. A. L. CANTOS DE ESPERANÇA: negociando um currículo no cotidiano. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 502–516, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54114. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54114. Acesso em: 29 mar. 2024.