IKINS E ENCRUZILHADAS

Orunmilá e Exu nos caminhos dos conhecimentos, educações e descolonização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54228

Palavras-chave:

Educação, Práticas de saber, Descolonização, Exu, Orumilá

Resumo

Este artigo problematiza a educação em diálogo com presenças, saberes e gramáticas subalternizadas pelo colonialismo. Destaco como o ataque a diversidade perpassa diretamente por ações que operam na blindagem e na precarização de princípios explicativos que resguardam outras sensações e experiências de mundo. Assim, a diversidade é fundamental para a emergência de rotas que afetem os seres em favor da vida, da dignidade, do bem viver e da justiça cognitiva e social (SANTOS, 2008). A educação é aqui pensada como um fenômeno cruzado entre experiência, aprendizagem, conhecimento e ética que tem como mote os princípios explicativos da cultura ioruba, em especial os orixás Exu e Orunmilá. Exu transladado para as Américas é o princípio dinâmico de toda e qualquer movimento, criação, comunicação e linguagem. Orunmilá versa acerca do conhecimento e das múltiplas possiblidades de interação com o mesmo. Ambos são aqui invocados como disponibilidade filosófica e pedagógica para propor giros enunciativos, políticos e epistemológicos que lancem a crítica da educação como um sentir, fazer e pensar necessário para a inscrição de caminhos plurais, responsáveis com a diferença e potentes para a descolonização.

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Biografia do Autor

Luiz Rufino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Professor da Faculdade de Educaçao da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura, Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC)

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

RUFINO, L. IKINS E ENCRUZILHADAS: Orunmilá e Exu nos caminhos dos conhecimentos, educações e descolonização. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 381–388, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54228. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54228. Acesso em: 18 abr. 2024.