REAFIRMAÇÃO CRÍTICA DO CURRÍCULO A PARTIR DO REEXAME DAS TEORIAS CRÍTICAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44867

Palavras-chave:

Teorias críticas gerais, Teoria crítica do currículo, Emancipação subalterna.

Resumo

Este ensaio almeja, em respaldo à premente reorientação de uma centralidade crítica ao campo do currículo, compreender como as teorizações críticas gerais, sobretudo aquelas engendradas ao contexto brasileiro, contribuíram para reflexões ligadas às práticas curriculares. Destarte, especula famosos ensaios que, dentre o emaranhado de teorizações críticas que caracterizam o emergir da década de 1970, são na atualidade tidos como clássicos responsáveis pelas teorizações curriculares (especialmente críticas) eminentes desde suas publicações. Enfatiza, em esforço de síntese, a emergência de uma problematização que notabilize ideal emancipatório aos estratos sociais marginalizados, isto é, em jus a materialização de uma concepção curricular rente à necessidade de superação dos condicionantes segregacionistas que protagonizam e delineiam os conhecimentos constitutivos dos currículos nos sistemas escolares modernos.

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Biografia do Autor

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Brasil.

Mestrando em Educação pela linha de pesquisa Formação Humana e Fundamentos da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG-REJ). 

Guenther Carlos Feitosa de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil.

Doutor em Educação pela PUC-Goiás.  Professor do Instituto Federal de Goiás - Campus Inhumas, atuando com Educação Física no Ensino Médio integrado à Educação Profissional e na Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

14-11-2020

Como Citar

MAIA, J. C. A.; DE ALMEIDA, G. C. F. REAFIRMAÇÃO CRÍTICA DO CURRÍCULO A PARTIR DO REEXAME DAS TEORIAS CRÍTICAS GERAIS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 649–661, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44867. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/44867. Acesso em: 18 dez. 2024.