ONDE ESTÁ A GEOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO?
a disciplina no currículo da rede estadual de Santa Catarina
Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Currículo Base do Território Catarinense, Ciência geográficaResumo
O presente trabalho tem como objetivo mapear a presença da Geografia no currículo do Novo Ensino Médio (NEM) da Rede Estadual de Santa Catarina. Discutiu-se a característica simplista de resolução dos problemas que o NEM traz, assim como a importância da Geografia para a formação dos estudantes e as implicações que o novo modelo tem para os professores. Foram feitas análises documentais dos cadernos do Currículo Base do Território Catarinense e do Plano de Implementação do NEM. Percebeu-se uma diminuição da carga horária da disciplina, mesmo que o número de objetos do conhecimento e habilidades relacionadas a ela seja elevado. Destacou-se as trilhas de aprofundamento e os Componentes Curriculares Eletivos que compreendem a Geografia, verificando que muitas temáticas são deixadas de fora. Conclui-se que o NEM em Santa Catarina leva os professores a uma maior desprofissionalização, precarização e à uma diminuição dos conteúdos capazes de tensionar uma transformação na sociedade.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 18 jul. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.061, de 27 de outubro de 2009. Altera o inciso II do art. 4o e o inciso VI do art. 10 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para assegurar o acesso de todos os interessados ao ensino médio público. Brasília, DF: Presidência da República, [2009]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12061.htm#art1. Acesso em: 23 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2013]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1. Acesso em: 23 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e altera as Leis as nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e 11.494, de 20 de junho 2007, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Brasília, DF: Presidência da República, [2017]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art3. Acesso em: 18 jul. 2022.
FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.
GIROTTO, Eduardo Donizeti. O novo ciclo de reformas educacionais no Brasil: concepções, agentes e processos. In.: CARVALHO, Maria Bernadete da Silva Carvalho; PANCHER, Andréia Medinilha (org.). Encontro Pibid UNESP Rio Claro/SP: “As licenciaturas em risco e os espaços de formação e resistência”. 1 ed. Rio Claro, Edição UNESP, 2019, p. 13-27. Disponível em: https://igce.rc.unesp.br/Home/unidadeauxiliar/ceapla1019/2019_anais_iienpurc.pdf#page=13. Acesso em: 18 jul. 2022.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. In.: ARANTES, Antônio Augusto (org.). O espaço da diferença. São Paulo: Papirus, 2000. p. 175-188.
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. O ensino médio e as comparações internacionais: Brasil, Inglaterra e Finlândia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 405-429, 2017. DOI: 10.1590/ES0101-73302017177657. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00405.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.
MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Currículo, cultura e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.
PFEIFER, Dilmar Paulo. O LUGAR DA GEOGRAFIA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DO ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA: APONTAMENTOS INICIAIS. In.: Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia, 14, 2021. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Editora Realize, 2021. p. 1-18. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enanpege/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV154_MD1_SA101_ID140028092021221824.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.
QUEIROZ, Thiago Augusto Nogueira de. NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: CENÁRIOS PARA GEOGRAFIA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. In.: Congresso Nacional de Educação, 4, 2017, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Editora Realize, 2017. p. 1-11. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID594_23062017101808.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1992.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa currículo. In.: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora, 2013. p. 16-36.
SANFELICE, José Luís. Da pedagogia colonial à Educação mercantilista. In.: AZEVEDO, Jô; DIAS, Romualdo (org.). Educação e Diálogo: Encontros com educadores em Várzea Paulista. Jaboticabal: Funep, 2011.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Território Catarinense. Governo de Santa Catarina: Florianópolis, [202-]. Disponível em: https://sites.google.com/sed.sc.gov.br/nem-sedsc/curr%C3%ADculo-base?authuser=0. Acesso em: 23 jun. 2023.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do ensino médio do território catarinense: caderno 2 – formação geral básica / Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021a.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do ensino médio do território catarinense: caderno 3 – portfólio de trilhas de aprofundamento / Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021b.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Novo ensino médio: componentes curriculares eletivos: construindo e ampliando saberes: caderno 4 – portfólio dos(as) educadores(as) / Secretaria de Estado de Educação. 2ª ed. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021c.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA. Florianópolis: 2022.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 28 ed. Rio de Janeiro: Record, 2018.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 8. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos avançados, São Paulo, v. 32, p. 175-195, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180037. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/kRrXfwBFZLLDtKqNRmgRHpH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.