COTIDIANO, EDUCAÇÃO E CULTURAS

questões e reflexões de uma epistemologia decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i1.69875

Palavras-chave:

Currículo, Cotidiano, Cultura, Interculturalidade, Decolonialidade

Resumo

O texto compreende uma resenha sobre o livro "Cotidiano, Educação e Culturas: realizações, tensões e novas perspectivas", organizado por Vera Maria Candau, que oferece contribuições valiosas sobre currículo, cotidiano e cultura. Reflete uma postura crítica frente à colonialidade e monoculturalidade na educação contemporânea, buscando promover uma sociedade mais justa e democrática. Dividido em quatro partes – "Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC): articulando projetos e buscas", "Cosmologias, epistemologias, pedagogias e currículos 'outros'", "Decolonialidade, interculturalidade, branquitude e formação de educadores" e "Direitos humanos, cartografia social, culturas juvenis: sujeitos-saberes-fazeres insurgentes" – o livro compila reflexões instigantes para enriquecer o debate acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

No metrics found.

Biografia do Autor

Dorisney Bastos de Souza, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas, Mestranda em Educação e Cultura pela Universidade Estácio de Sá e Professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas.

Rosalva de Cássia Rita Drummond, Universidade Estácio de Sá e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Estácio de Sá e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.

Referências

CANDAU, Vera Maria (organizadora). Cotidiano, educação e culturas: realizações, tensões e novas perspectivas. Rio de Janeiro, RJ: Ed. da Autora, 2023. Disponível em: http://www.novamerica.org.br/ong/. Acesso em: 15 nov. 2023.

ARAÚJO, Cinthia Monteiro de. A travessia e as encruzilhadas por uma escola encantada sob o dendezeiro. Rio de Janeiro, RJ: Ed. da Autora, 2023. Disponível em: http://www.novamerica.org.br/ong/. Acesso em: 15 nov. 2023.

FERNANDES, Yrama. Educação em Direitos Humanos: formação de sujeitos de direito, democracia e empoderamento dos diferentes. Educação, v. 40, n. 1, p. 02-09, 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25086

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Teias ancestrais de formação e pedagógica. Rio de Janeiro, RJ: Ed. da Autora, 2023. Disponível em: http://www.novamerica.org.br/ong/. Acesso em: 15 nov. 2023.

VALENTIM, Daniela F. O lugar do branco nas relações raciais: apontamentos para a formação de professores Rio de Janeiro, RJ: Ed. da Autora, 2023. Disponível em: http://www.novamerica.org.br/ong/. Acesso em: 15 nov. 2023.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

SOUZA, D. B. de; DRUMMOND, R. de C. R. COTIDIANO, EDUCAÇÃO E CULTURAS: questões e reflexões de uma epistemologia decolonial . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e69875, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i1.69875. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/69875. Acesso em: 22 dez. 2024.