O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO DO FILOSOFAR

Autores

  • Adriana Alves de Lima Lopes Universidade Estadual do Piauí - UESPI/Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49658

Palavras-chave:

Estágio, Filosofia, Ensino

Resumo

O presente texto tem como objetivo principal destacar a relevância do estágio supervisionado em Filosofia. Para isso, contra uma visão instrumentalista do ensino, partimos do pressuposto de que o ensino de filosofia exige uma interconexão entre teoria e prática, na qual a formação docente requer uma abertura para a filosofia, pautada na experiência do filosofar como atividade problematizante. Nessa perspectiva, entendemos que compete também ao professor de filosofia um ‘colocar-se no mundo’, na compreensão de que o ensino de filosofia exige também uma reflexão criativa da realidade, como um intermédio entre linguagem e mundo. Desse modo, dividimos o presente artigo em duas partes: a primeira, apresenta uma análise da definição de estágio como prática reflexiva e atividade filosófica; a segunda, interliga a formação docente na proposta de ensino de filosofia como interdisciplinar e dialógica.

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Publicado

24-12-2019

Edição

Seção

Dossiê especial – EM DEFESA DA FILOSOFIA