Propensão ao Endividamento no Município de Santa Maria (RS): verificando diferenças em variáveis demográficas e culturais

Autores

  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Silvia Amélia Mendonça Flores Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Jéssica Pulino Campara Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-19582

Resumo

O presente estudo buscou investigar, considerando as possíveis dificuldades financeiras dos indivíduos e a importância do endividamento para a economia, a propensão ao endividamento dos moradores do município de Santa Maria (RS), a fim de conhecer o perfil de gastos e as variáveis demográficas e culturais relacionadas à propensão ao endividamento. Realizou-se uma pesquisa survey, tendo-se como amostra 1.046 respondentes. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado, composto por duas seções, sendo a primeira relativa às variáveis demográficas e culturais dos respondentes, além de questões sobre crédito e gastos e a segunda relativa a propensão ao endividamento. Com relação à análise dos resultados, utilizou-se a estatística descritiva para as variáveis demográficas e culturais do estudo e a análise da variância para avaliar as diferenças de média entre grupos. As comparações entre os grupos mostraram haver diferença na propensão ao endividamento conforme o estado civil, a escolaridade, a ocupação, renda, religião, idade e gastos. Pode-se observar que os grupos mais propensos ao endividamento são aqueles indivíduos solteiros e viúvos, com menores níveis de escolaridade (ensino fundamental e ensino médio), sem ocupação, com baixa renda, sem religião, mais jovens (até 22 anos) e que gastam mais do que ganham. De maneira geral, este trabalho mostrou que os habitantes de Santa Maria podem ser caracterizados a partir de um comportamento mais conservador, apresentando baixa propensão ao endividamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM) e Editora da Revista Sociais e Humanas.

Silvia Amélia Mendonça Flores, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Assistente na Unipampa.

Jéssica Pulino Campara, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM).

Downloads

Publicado

2015-01-20

Como Citar

Mendes Vieira, K., Mendonça Flores, S. A., & Pulino Campara, J. (2015). Propensão ao Endividamento no Município de Santa Maria (RS): verificando diferenças em variáveis demográficas e culturais. Teoria E Prática Em Administração, 4(2), 180–205. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-19582

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)