A EMERGÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ANCORAR A EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Rosane de Fátima Antunes Obregon
  • Gisele Vasconcelos Dziekaniak
  • Tarcisio Vanzin

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento, Competitividade, Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC).

Resumo

A nova organização se redesenha menos centralizadora e mais inspiradora de estratégias, valores e competências. Perfil em transição, que exige maior disposição para o aprendizado, de forma a responder aos seguintes questionamentos: Qual o modelo para a excelência da organização na sociedade do conhecimento? Quais os fundamentos teóricos para orientar os processos e suprir lacunas na gestão? Quais os ativos intangíveis que definem as estratégias para a competitividade e agregam valor aos processos de gestão? Visando responder a estas questões, este artigo estabelece elos conceituais entre os pressupostos teóricos que sustentam o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina e, os fundamentos que alicerçam o modelo de excelência da gestão, propostos pela Fundação Nacional de Qualidade. Em adição, são analisados os ativos intangíveis, a fim de compreender os processos de gestão como indicadores da excelência das organizações. Conclui-se, que não existe uma definição cientificamente consensual sobre essa temática, pois as variáveis que interferem são múltiplas. Por outro lado, as teorizações permitem inferir que o conhecimento emana do processo de aprendizagem e do envolvimento das pessoas. Portanto, a Gestão do Conhecimento constitui-se na âncora estratégica para a competitividade organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-06-2012

Como Citar

Obregon, R. de F. A., Dziekaniak, G. V., & Vanzin, T. (2012). A EMERGÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ANCORAR A EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 2(1), 218–227. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10369

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles