INTELIGÊNCIA COLETIVA E FERRAMENTAS WEB 2.0: A BUSCA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES

  • Ilza Almeida de Andrade
  • Decio Wey Berti Junior
  • Maria Inês Tomaél
  • Renato Junior Moreira Corgosinho
Palavras-chave: Inteligência Coletiva, Empresa 2.0, Ferramentas Web 2.0, Gestão da informação, Gestão do conhecimento.

Resumo

O artigo aborda por meio de uma revisão de literatura quais ferramentas Web 2.0 podem ser utilizadas na criação de conhecimento para que as organizações busquem a Inteligência Coletiva por meio da aprendizagem organizacional, enfatizando o uso dos blogs e wikis neste processo. Também analisa como ocorre a gestão da informação e do conhecimento no ambiente 2.0 durante o processo de criação de conhecimento por meio das ferramentas Web 2.0. Conclui que a criação e o compartilhamento de conhecimento por meio das ferramentas Web 2.0 requerem dos profissionais da informação novas posturas, novas habilidades e novas competências para que possam auxiliar a organização na busca da Inteligência Coletiva para que ela se torne mais competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-09-22
Como Citar
Andrade, I. A. de, Berti Junior, D. W., Tomaél, M. I., & Corgosinho, R. J. M. (2011). INTELIGÊNCIA COLETIVA E FERRAMENTAS WEB 2.0: A BUSCA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 1, 27-43. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10385
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles