Sociedade Da Informação: A Responsabilidade Na Internet E O Mau Uso Da Tecnologia, A Busca Pela Ética No Convívio Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n40.50234

Palavras-chave:

Sociedade da informação. Responsabilidade na Internet. Ética.

Resumo

Este artigo analisa a responsabilidade como preceito fundamental para o convívio no ambiente digital e o comportamento dos usuários ao fazerem mau uso da tecnologia nos novos meios de comunicação. A pesquisa foi pautada nos métodos dedutivo e jurídico descritivo, com pesquisa bibliográfica e documental. Foram abordadas a responsabilidade penal e não penal dos usuários e provedores de internet, identificando o que há disponível no ordenamento jurídico interno para o enfrentamento das condutas lesivas. Encerrou-se o estudo com uma reflexão sobre a necessidade de reavaliação do comportamento dos usuários na internet na busca de condutas mais responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Libel Waldman, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Coordenador do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - Laureate International Universities. Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional para Conservação da Natureza. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, Hermenêutica Jurídica, Direito da Sociedade da Informação, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito, Direito Ambiental e Direito Urbanistico.

Marcelo Nogueira Neves, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestrando em Direito da Sociedade da Informação pela FMU/SP. Especialista em Direito e Gestão Ambiental pelo SENAC/SP (2012). Graduado em Direito pela Universidade Ibirapuera (2005). Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Direito Penal.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

LIBEL WALDMAN, R.; NOGUEIRA NEVES, M. . Sociedade Da Informação: A Responsabilidade Na Internet E O Mau Uso Da Tecnologia, A Busca Pela Ética No Convívio Digital. Prim Facie, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 01–28, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n40.50234. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/50234. Acesso em: 19 abr. 2024.