CURRÍCULO EM POSTAGENS VIRTUAIS

o PIBID e os borramentos do lugar de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50920

Palavras-chave:

Formação, Currículo, Mídias Sociais, Borramentos, PIBID

Resumo

Este escrito é sobre como o lugar da formação borra e é borrado pela iniciação à docência como instituinte de regimes de verdades deslocados no trânsito escola, universidade e mídias sociais: Whatsapp Messenger e facebook. Para esta discussão trazemos a formação de alunos do curso de Letras Língua Portuguesa, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Patu (CAP), articulada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como um potente disparador de produção curricular em movimento pelos diversos lugares da formação. E, se há movimento, a nossa aposta é que a tentativa de uma hegemonização dos significantes, formação e qualidade do ensino, por meio do programa é desmantelada, principalmente quando se fala de produção curricular pelo desvio das mídias sociais que abrem espaços para novas e diferentes significações à docência. A nossa defesa é que docência a partir da formação, qual seja, está sempre em movimento. Ela não possui um centro, um lugar de norma e regulação dos saberes. Ela está sempre acontecendo e desviando qualquer lugar de instituição de verdades.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Felicio Ferreira Tomé, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Professora e diretora do Campus Avançado de Patu -CAP, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino, Literatura e Linguagem (GELIN -UERN). É membro do Grupo de pesquisa Formação, Currículo e Ensino (FORMACE-UERN). 

Maria do Socorro dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). É licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestrado em Ciências Sociais e Humanas pela mesma instituição.

 

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Publicado

29-03-2020

Como Citar

FELICIO FERREIRA TOMÉ, C. M. .; DO SOCORRO DOS SANTOS, M. . CURRÍCULO EM POSTAGENS VIRTUAIS: o PIBID e os borramentos do lugar de formação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 58–71, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50920. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/50920. Acesso em: 24 nov. 2024.