(Será Que) Ninguém Pode Servir a Dois Senhores? O Dilema da Ecofood

Autores

  • Carlos Eduardo de Lima FGV EAESP
  • Raul Beal Partyka FGV EAESP
  • Jailson Lana UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.55900

Resumo

Contexto: A Ecofood é uma plataforma de redistribuição de alimentos que tem o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos no planeta, combater a fome e a emissão de gases poluentes. Isso é feito, viabilizando a aquisição de comida excedente, porém de excelente qualidade, a preços reduzidos, através de um aplicativo. Objetivos de ensino: O caso possibilita compreender o processo de expansão de plataformas digitais do setor de alimentação e como negócios de impacto podem gerar vantagens para todas as partes interessadas. Fontes de dados: O caso demonstra uma empresa real, que passa por um acelerado processo de crescimento. Seus idealizadores e gestores começam a discutir e problematizar acerca da expansão. O caso foi elaborado através de fontes primárias e secundárias. Os nomes dos sócios e da empresa se mantiveram fiéis. Contribuições: Do ponto de vista social, reduzir o desperdício de alimentos fortalece o combate à fome e aumenta a segurança alimentar. Por outro lado, é preciso mostrar e realizar que é possível ter ótimos ganhos financeiros ao diminuir as perdas que ocorrem com alimentos, neste caso em específico, no consumo das refeições. Aplicação: O caso pode ser aplicado em cursos de administração e gestão, em níveis de graduação e pós-graduação. Principalmente, pode ser conduzido por docentes da área de empreendedorismo, estratégia, sustentabilidade e negociação.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Lima, FGV EAESP

Doutorando na FGV EAESP

Jailson Lana, UNIVALI

Doutorando em Administração e Professor do Ensino Superior na UNIVALI

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Publicado

2021-03-15

Como Citar

de Lima, C. E., Beal Partyka, R., & Lana, J. (2021). (Será Que) Ninguém Pode Servir a Dois Senhores? O Dilema da Ecofood. Teoria E Prática Em Administração, 11(2), 142–151. https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.55900

Edição

Seção

Caso para Ensino (Teaching Case)