DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E CURRICULO ESCOLAR
primeiras aproximações ao objeto de estudo
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.58160Palavras-chave:
Brasil, Diversidade Cultural, Direitos Humanos, Currículo EscolarResumo
A mundialização ressignificou o <<local>>. Contudo, os efeitos da globalização econômica materializam-se na forma de desemprego, fome, ampliação das desigualdades sociais. Este contexto traz os desafios dos direitos humanos no Brasil. Deste objeto veio a questão: qual é a importância das políticas e práticas curriculares para o desenvolvimento de uma cultura dos direitos humanos? O objetivo do artigo foi contrastar a relação da diversidade, dos direitos e o currículo escolar. A metodologia utilizada foi de base bibliográfica. Foram levantados artigos em “motores de busca” da internet (CAPES, scielo Brasil, google scholar) e na biblioteca do autor. O artigo foi estruturado em três seções. A primeira aborda aspectos da diversidade cultural brasileira. A segunda destaca os direitos humanos articulados com a educação para a igualdade e a dignidade. Por último frisou-se o currículo escolar para vivenciar os direitos humanos na diversidade cultural. Este artefato cultural pode tornar-se o embolo de valores para uma cultura dos direitos humanos
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