TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
cotidianos tecidos em/com as redes universitárias
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.68382Palavras-chave:
Cotidianos, Tecnologias, Educação, Comunicação, RedesResumo
A pesquisa realizada como parte do estágio pós-doutoral objetiva mapear as possibilidades de ampliação da educação em redes de saberesfazeres mediados por tecnologias comunicacionais. Usa o método cotidianista nas perspectivas de Certeau, Ferraço e Alves em consonância com a hermenêutica da complexidade de Morin, a fim de experimentar tecnologias em redes, como modos de promover a educação também em redes, assim como trazer de volta as aprendizagens geradas nessa tessitura social para a sala de aula. Concluímos que espaços de mediação como o podcast, o Tiktok, o Youtube, o Instagram, o Linkedin, os infográficos do Pinterest, o Whatsapp, assim como o livro impresso, as revistas, os museus, os jogos e os eventos acadêmicos são algumas, entre tantas, tecnologias capazes de atrair os olhares e os corações das pessoas para a educação, ao tempo que ressignificam as práticas cotidianas, produzindo diferenças sobre as repetições, muitas vezes (des)aprendidas nas rotinas pedagógicas.
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