CRIAÇÕES CURRICULARES

possibilidade de tecer re-existências nosdoscom os cotidianos escolares

Autores

Palavras-chave:

Currículos, Pesquisa narrativa, Cotidiano escolar

Resumo

O presente artigo objetiva tecer reflexões acerca das produções/criações curriculares cotidianas enquanto formadoras de diferentes sujeitos da e na escola. Para isso, aponta-se que os currículos, como campo de disputa, devem estar a serviço de sonhar e criar mundos e existências mais amorosas, democráticas e plurais, saindo do lugar da história única. A investigação está ancorada nos referenciais da pesquisa narrativa nosdoscom os cotidianos escolares como escolha epistemopoliticometodológica, a fim de pensar formas de não desperdiçar as experiências e os saberes tecidos pelos praticantespensantes da escola. O trabalho aposta no compartilhamento de histórias singularessociais visando (re)valorizar as experiências dos sujeitos na tessitura de possibilidades curriculares emancipatórias.

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Biografia do Autor

Erica Teixeira, Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professora da Educação Básica e Diretora adjunta em um Espaço de Desenvolvimento Infantil na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Márcia Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Professora de inglês da educação básica na rede particular de ensino.

Graça Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

26-08-2024

Como Citar

TEIXEIRA, E.; REIS, M.; REIS, G. CRIAÇÕES CURRICULARES: possibilidade de tecer re-existências nosdoscom os cotidianos escolares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68450, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/68450. Acesso em: 22 dez. 2024.

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