MATERIAL DIDÁTICO MULTIMODAL ENSINO TÉCNICO

da elaboração ao ato didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64664

Palavras-chave:

Multimodalidade, Tecnologias digitais, Aprendizagem, Técnico em Agropecuária

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano, inclusive no contexto educacional, porém, ainda não somos completamente letrados para a sua utilização. Dessa forma, esse artigo apresenta-se com o objetivo de discutir metodologia de elaboração de material didático que promova a interrelação de ferramentas digitais, na apresentação de conteúdos e atividades para alunos do Curso Técnico em Agropecuária, apresentando a multimodalidade, a qual oferece diversos aparatos tecnológicos e pedagógicos que promovem a interação de modos comunicativos entre metodologias didáticas de um docente e seus estudantes e entre os próprios estudantes. Para esse intento foi realizado um levantamento de produções científicas realizado através do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando os descritores relacionados ao tema da pesquisa (CAPES, 2017) assim como em artigos publicados recentemente sobre o tema. Nesse sentido, da elaboração ao ato pedagógico cria-se a reflexão sobre os desafios da multimodalidade e da autoria docente diante das possibilidades didáticas com o uso das tecnologias digitais. Essa elaboração de materiais didáticos multimodais, fazendo uso de animações, Podcast e jogos, possibilita levar ao estudante perspectivas no envolvimento com a sua aprendizagem, interagindo mais com os professores e os conteúdos.

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Biografia do Autor

Katia Zardo, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Mestra em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutoranda na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Professora no Instituto Federal Farroupilha, Campus de Frederico Westphalen.

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Brasil.

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  e Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

ZARDO, K.; CERUTTI, E. MATERIAL DIDÁTICO MULTIMODAL ENSINO TÉCNICO: da elaboração ao ato didático. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64664. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64664. Acesso em: 18 dez. 2024.