DIRETRIZES CURRICULARES E RECONVERSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

uma análise comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.71597

Palavras-chave:

Formação de professores, Reconversão docente, Diretrizes Curriculares

Resumo

O processo de reconversão docente faz parte do projeto neoliberal que se caracteriza por ser um movimento de reformulações políticas com o interesse de adequação dos professores às novas demandas do mercado. O presente estudo, ancorado em uma pesquisa documental, tem por objetivo analisar comparativamente as Resoluções que instauram a BNC-Formação Inicial (2019) e a BNC-Formação Continuada (2020) com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação Inicial e Continuada (2015) de professores da Educação Básica, a fim de compreender as implicações do processo de reconversão docente presentes nesses documentos. As análises indicam que as novas Resoluções CNE/CP nº 2/2019 e nº 1/2020 estão em concordância com o projeto neoliberal, que busca a reconversão do professor, influenciando na construção da padronização de um perfil docente, e determinando o seu alinhamento pedagógico, para atuar a serviço do capital.

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Biografia do Autor

Vinícius Frederico de Oliveira Silveira, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande.

Carlos Augusto de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Federal de Campina Grande.

Luciana Leandro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Docente na Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

06-12-2024

Como Citar

SILVEIRA, V. F. de O.; MEDEIROS, C. A. de; SILVA, L. L. da. DIRETRIZES CURRICULARES E RECONVERSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA : uma análise comparativa. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71597, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71597. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71597. Acesso em: 17 dez. 2024.