ANÁLISE DE DADOS E POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO CARIOCA

um estudo da GERER (SME-RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62872

Palavras-chave:

Política Pública. Educação Antirracista. Dados.

Resumo

Sabemos que escola pública tem cor, especialmente, a Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro tem em seus bancos escolares a grande maioria de população negra e parda. Dito isto, observa-se que a criação de uma gerência de relações étnico-raciais na rede municipal da cidade do Rio de Janeiro é crucial para que o estudo de dados possa ajudar a embasar práticas pedagógicas que atendam a urgência da aplicabilidade e permanência das leis 10.639/03 e 11.645/08. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância dessas políticas públicas Antirracistas para educação básica em escolas do município do Rio de Janeiro. Neste artigo, detalhamos o perfil étnico-racial da rede municipal, assim como analisamos a compreensão dos profissionais sobre a educação para as relações étnico-raciais. Faz-se urgente pensar uma política educacional antirracista como principal agente de construção de uma educação com narrativas outras, que foram historicamente negligenciadas e que devem estar presentes com outros protagonismos nos materiais didáticos, nos currículos e nos planejamentos, pois dialoga diretamente com a cor/raça de discentes desta rede educacional.

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Biografia do Autor

Jonê Carla Baião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luan Ribeiro da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileira, professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Mestrando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

25-05-2022

Como Citar

BAIÃO, J. C. .; SILVA, L. R. da . ANÁLISE DE DADOS E POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO CARIOCA: um estudo da GERER (SME-RJ). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62872. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62872. Acesso em: 22 nov. 2024.